O Deep Plane Facelift: A naturalidade em primeiro lugar

O Deep Plane Facelift: A naturalidade em primeiro lugar

O Deep Plane Facelift tem como principal característica oferecer naturalidade à sua face, de modo que não se perceba que foi realizada uma cirurgia plástica. O diferencial desse procedimento é permitir que o cirurgião trate a face em um plano profundo, abaixo da camada muscular. Essa abordagem libera os ligamentos de retenção e, ao tracionar o SMAS (sistema músculo-aponeurótico superficial), a pele é reposicionada de forma natural, sem tensão. A ausência de tensão na pele evita o temido aspecto esticado ou puxado. Na maioria das vezes, o reposicionamento completo do plano profundo elimina a necessidade de enxertos de gordura ou preenchimentos adicionais.

O que é um Lifting Facial de Deep Plane (Plano Profundo)?

O “plano profundo” é o termo utilizado para descrever o plano anatômico entre o complexo SMAS-platisma (músculo e fáscia) e a camada mais profunda de músculos responsáveis pela expressão facial. Este procedimento se concentra na liberação e movimentação das camadas musculares e de gordura, em vez de simplesmente puxar e remover a pele.

Aprimorando a Técnica com Dr. Jacono

A técnica do Dr. Jacono, renomado cirurgião de Nova York, ensina a executar o lifting facial de plano profundo estendido. Ele identifica e libera os ligamentos que prendem a camada do plano profundo, permitindo um movimento livre de tensão, sem criar um aspecto apertado no rosto.

Os Quatro Ligamentos Principais

1. Ligamentos Zigomáticos: Ao liberar esses ligamentos, a bochecha pode ser elevada, restaurando a forma e o volume juvenil, evitando a necessidade de preenchimentos ou implantes na região malar. Isso também melhora as dobras nasolabiais e suaviza sombras sob as pálpebras inferiores.

2. Ligamentos Massetéricos e Mandibulares: A liberação desses ligamentos permite levantar a mandíbula, criando uma aparência suave e bem definida.

3. Ligamentos Retentores Cervicais: Estes ligamentos, que prendem o músculo platisma no pescoço, são liberados, permitindo um rejuvenescimento significativo do pescoço e da mandíbula, com uma definição mais natural e duradoura.

O Vetor Vertical: Ângulo para Rejuvenescimento Máximo

Uma característica exclusiva da técnica do Dr. Andrew Jacono é o vetor ou direção em que o rosto é levantado. Diferente do lifting facial tradicional, que estica o rosto horizontalmente, essa técnica utiliza um vetor vertical, criando um “Ângulo para Rejuvenescimento Máximo”. Isso resulta em uma aparência mais suave e natural, elevando sutilmente as bochechas e os cantos da boca.

O diagrama acima mostra como as bochechas são volumizadas liberando os ligamentos zigomáticos e reposicionando as bolsas de gordura malar.

O diagrama mostra os pontos de fixação da face que são liberados durante um procedimento de facelift plano profundo.

Combinação de Lifting Facial de Plano Profundo com Platismoplastia

Conforme o grau de queda do pescoço e peso, o lifting facial de plano profundo pode ser combinado com um ajuste do músculo platisma na linha média, conhecido como platismoplastia. Mediante uma pequena incisão escondida sob o queixo, as faixas verticais que marcam o pescoço podem ser apertadas e a gordura acumulada no queixo removida.

O lifting facial de plano profundo estendido, conforme preconizado pelo Dr. Jacono, eleva o platisma de forma mais significativa do que outras técnicas de lifting facial. Isso pode evitar a necessidade de platismoplastias adicionais geralmente, proporcionando uma recuperação mais rápida.

Durabilidade e Resultados do Lifting de Plano Profundo

A camada mais profunda tratada em um facelift de plano profundo é fibrosa e inelástica, ao contrário da pele, que é muito elástica. Por isso, o procedimento de facelift de plano profundo oferece resultados mais duradouros do que qualquer outra técnica de lifting facial. Trabalhando nos elementos estruturais da face, o Deep Plane Facelift é mais durável que os facelifts do tipo SMAS, geralmente durando 10 anos ou mais.